terça-feira, 6 de agosto de 2013

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Como não poderia deixar de ser, a minha primeira postagem é sobre Orgulho e Preconceito, meu livro preferido e que já perdi a conta de quantas vezes o li. Em todo caso sou suspeita ao escrever qualquer coisa a respeito deste clássico, mas como o blog tem como objetivo o compartilhamento de livros e de minhas experiências a partir da leitura do mesmo, não preciso me preocupar em demostrar a minha total admiração pela obra.

Ao contrário da maioria das fãs de Jane Austen o meu primeiro contato veio a partir do filme, sei que haverão as que me condenaram por isso, mas antes ainda não tinha me interessado o suficiente para buscá-lo. Após assistir a versão cinematográfica do ano de 2005 comecei a ler e o terminei no mesmo dia, me apaixonei pela escrita da autora e pelo seu brilhantismo, porque não se compara aos romances históricos que encontramos por aí, que fique claro que também gosto desse gênero, mas essa obra se diferencia por conta da perspectiva pela qual Jane Austen escreveu, em sua época as mulheres eram subjugadas e não podiam pensar em nada a não ser um bom e lucrativo matrimônio, e Jane inovou e escreveu um livro que nunca deixará de refletir a maravilha que é o amor.

Sinopse - Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Como ler orgulho e preconceito e não se identificar com Elizabeth Bennet e se apaixonar por Mr. Darcy? É impossível não sentir esses sentimentos ao se deparar com uma mocinha altamente teimosa e anos luz à frente de sua época e seu galante par, que ao se declarar  no auge do seu desespero e amor disse simplesmente as mais belas e ofensivas palavras possíveis. Ao contrário de algumas outras obras, Orgulho e Preconceito também nos apresenta outros personagens pelos quais também não passamos desapercebidos, como a família de Lizzy, que traz boa parte da graça do livro e tem papel importante na história e o Mr. Bingley e seu amor à primeira vista por Jane, um amor inocente e alegre que também faz com que torçamos para que o casal acabe por ficar junto.

Para não me prolongar ainda mais gostaria de deixar claro o meu total apoio para que todos leiam o livro e que assim como eu se comovam com o amor de Lizzy e Darcy.

Disponibilizarei uma versão em pdf, para aqueles que por algum motivo ainda não podem adquirir o exemplar, mas que fique claro que deve ser apenas provisório e que se esforcem para prestigiar a autora de forma adequada comprando o original.




A todos desejo a felicidade de encontrar o seu livro predileto!!!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário